POR QUE CONSUMIMOS TANTO (E O QUE ISSO TEM A VER COM DECORAÇÃO) ?

Aquele momento em que penso: para tudo. Por que a gente consome tanto? Como isso nos afeta? E o que isso tem a ver com decoração e organização?

São perguntas como essas que norteiam o meu trabalho e me fizeram escrever esse texto, sendo uma forma de me apresentar como a nova colunista do Superela.

Você deve estar se perguntando: ok, mas aonde eu entro nessa história toda? Ou, o que eu tenho a ver com isso? Aí eu te respondo: você tem tudo a ver com isso. Eu também. Todas nós temos. Mas fica tranquila, que eu vou explicar.

Pegue uma xícara de café e vem cá.

Imagino que você, assim como eu, adora uma revistinha de decoração. Olha por horas a fio, babando em um monte de casa linda que faz encher nossos olhos de desejos. O closet dos sonhos, o móvel dos sonhos, a cozinha dos sonhos, a piscina dos sonhos (e se tiver ofurô, melhor ainda). Ou seja, tudo “dos sonhos”.

Agora corta. Voltemos à realidade.

Calma, eu não estou querendo criticar ou dizer que você não mora na sua casa dos sonhos. E que sua casa não é linda. Inclusive, você pode ter tudo isso e muito mais, se quiser. O ponto em que eu quero chegar não é esse.

O ponto é que precisamos valorizar tudo o que já temos em nossos lares, e ter uma relação mais carinhosa com nossas coisas e com o que somos. Reconhecer o quão legal é nossa casa, pode traduzir a nossa história; tudo o que ela nos representa, incluindo os móveis antigos da nossa família e aqueles souvenirs trazidos de viagem (sim, eu gosto de souvenirs, mesmo indo contra ao que muitos blogs de decoração dizem por aí!)

É importante a gente prestar mais atenção em como tudo é vendido hoje, não só os produtos, mas também as receitas da “casa perfeita, vida feliz”. A publicidade e diversos meios de comunicação não estão, em uma maioria, preocupados em te fazer refletir o porquê você precisa consumir isso ou aquilo. Eles querem mais é vender e ponto.

Com certeza você já deve ter comprado algo, assim como eu, e depois se perguntou: mas por que eu comprei mesmo? Isso vale também para roupas, acessórios pessoais, de cozinha, eletros e por aí… E, nesse quesito, é ainda mais importante ficarmos atentas aos bombardeios da publicidade, porque são produtos como esses que tem maior apelo de venda na televisão e nos shoppings.

E é nesse momento que a organização ou a desorganização pode vir a calhar. Pois acabamos correndo o risco de encher nossa casa e nossos armários de tantas coisas, que depois não sabemos mais como organizar para visualizar tudo o que temos. O que pode gerar, portanto, o esquecimento do que já está ali, do que já compramos e assim passamos a não usá-los. E também, você pode querer comprar mais coisas por achar que está precisando de algo que, na verdade, você já tem . Mas não só isso. Passamos a não ter mais espaço para tantos itens; o que faz gerar uma outra necessidade: a de ter um guarda-roupa ou uma cozinha ainda maior, com mais armários e mais espaço, para mais e mais produtos.

Corremos, assim, um outro risco, e ainda pior: de achar que precisamos mudar de casa ou apartamento porque esse lugar que moramos hoje não é mais suficiente para comportar todas as nossas coisas. E isso é muito grave, na minha opinião, pois passamos a condicionar nossas escolhas pelo o que temos e não pelo o que somos e queremos de verdade.

E aí eu te pergunto? Será mesmo necessário um closet de revista, aquela cozinha ou aquela casa que tem mais espaço para coisas do que para pessoas? O que, de fato, representa quem você é, o seu morar, a sua essência?

Fica aqui o convite para a gente repensar nossas prioridades e a forma como consumimos hoje. Que a revista de decoração seja sempre uma fonte de inspiração para nos ajudar a deixar a nossa casa com a nossa cara. E não ao contrário.

Ah, e para terminar, indico o vídeo abaixo para a gente refletir um pouquinho mais. Vale a pena investir mais 10 minutos do seu tempo, se você chegou até aqui e ainda não assistiu: video sobre o texto

 

Texto retirado d0 site: ww.superela.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s